O principal mercado que apresentou declínio foi a União Europeia (UE), que é um mercado de alto valor, com queda de 27%, para 12.105 toneladas. Os altos estoques, particularmente de pernas congeladas, enfrentaram uma demanda menor e um declínio de preços na região no começo de 2012. O principal mercado da UE a apresentar declínio foi o Reino Unido, com 9% de redução com relação ao ano anterior, para 6.267 toneladas. As exportações para a França também caíram, 47%, para 1.128 toneladas.
O principal mercado secundário da carne de cordeiro neozelandesa, a China, apresentou uma redução modesta de 9% com relação ao ano anterior nos volumes exportados, para 5.563 toneladas - predominantemente de carne de cordeiro com osso, de menor preço. As exportações ao Oriente Médio também declinaram, 8% no mês, para 3.400 toneladas, enquanto as exportações aos Estados Unidos caíram 13%, para 1.623 toneladas.
Embora a redução no processamento tenha sido a principal razão por traz dos menores volumes exportados pela Nova Zelândia em abril, um aumento nos envios australianos até agora em 2012 também aumentou a competição entre os muitos mercados.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
ANTONIO ARAUJO DE SOUZA
Ourolândia - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 20/05/2012
Gostaria de saber os preços medios paraticados nos respectivos mercados mundiais
Abraços
Antonio Araujo