O vírus provavelmente é transmitido por moscas e mosquitos e pode ter se espalhado "amplamente" no último verão, antes de ter sido detectado, segundo o Cirad. Em 1º de fevereiro, o Instituto Federal de Pesquisa de Saúde Animal Friedrich Loeffler disse que 186 fazendas na Alemanha foram atingidas. Veja matéria relacionada Alemanha: novo vírus causa deformidades em bovinos, ovinos e caprinos
Até 26 de janeiro, 76 fazendas na Holanda foram afetadas. A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), que monitora o comércio de animais entre países, disse que está acompanhando de perto os casos. O vírus não é uma "doença listada", explicou a OIE à France Presse, referindo-se a doenças sobre as quais Estados membros precisam notificar a agência quando detectam surtos.
No entanto, "os países foram muito proativos e transparentes na notificação à OIE sobre o aparecimento do vírus Schmallenberg em seus territórios. A supervisão e o controle da doença provaram ter funcionado muito bem", afirmou. "A OIE está monitorando a situação muito de perto e decidiu reunir um grupo de especialistas nesta semana, para analisar o conhecimento atual (que têm sobre a doença)",completou.
A matéria é da Agência Estado com informações da Dow Jones, adaptadas pela Equipe Agripoint.
Envie seu comentário: