Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

NZ: exportações de lã caem e preços aumentam

postado em 08/04/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O volume de exportações de lã da Nova Zelândia até agora nesta estação foi 20% menor do que no ano passado e o valor dessas exportações foi 9% menor.

O presidente do Conselho de Exportadores de Lã, John Henderson, disse que isso indicou que os exportadores estão com bom desempenho, apesar das condições econômicas complicadas.

As estatísticas fornecidas pelo Meat and Wool New Zealand mostram que no ano que terminou em fevereiro, os preços de exportação aos produtores aumentaram com relação ao ano anterior.

Entretanto, alguns criadores de ovinos dizem que os custos de criação, transporte e venda de sua lã excede o rendimento que têm com o produto. Quando se ajusta os preços para a inflação, esses estão na metade dos de 1980.

A Wool Partners International (WPI), companhia criada pelo Governo neozelandês e por produtores, disse que a melhora ocorreu devido a uma queda no dólar neozelandês. "Sem essa queda, os preços de exportações de lã híbrida da Nova Zelândia estariam 6,4% menores". A empresa disse que os preços ao produtor caíram em 30% desde setembro, e em 14% comparado com os preços de março passado.

No entanto, os mercados tradicionais de exportação de lã foram afetados pela recessão global. Os volumes exportados ao Reino Unido caíram em 26%, para a Itália caíram em 15%, para o Irã caíram em 76%, para os Estados Unidos caíram em 21,5%, para o Japão caíram em 27%, para a Índia caíram em 19% e para o Nepal caíram em 24%.

O acordo de livre comércio com a China tornou esse mercado mais acessível e os volumes comerciais se mantiveram. Os exportadores também encontraram novos mercados.

A reportagem é do Odt.co.nz, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade