A maior companhia de carnes do país, Silver Fern Farms, disse que os compradores parecem estar mudando seus hábitos de compra, deixando de comprar cortes mais caros para comprar os mais baratos.
O Meat & Wool New Zealand disse que a demanda por lã para vestuário tem diminuído. As vendas de couro para estofamento de carros, sapatos e móveis também está caindo.
As incertezas financeiras estão tirando o brilho daquele que ainda deverá ser um bom ano para os produtores rurais neozelandeses. Direcionando isso está uma menor oferta de carne de cordeiro nos mercados mundiais.
O diretor executivo da Silver Fern, Keith Cooper, disse que ainda está otimista sobre a estação que começará, esperando altos retornos para a carne de cordeiro. Ele descreveu as previsões para o mercado de cordeiro como "de fortes a otimistas", mas acrescentou uma nota de cautela sobre as vendas no mercado britânico no Natal. Os importadores de carne de cordeiro resfriada estão sendo mais conservadores quanto aos volumes comprados, segundo ele. "Se o efeito for significante, então os importadores enfrentarão a possibilidade de liberar os estoques em 2009, o que afetará de forma adversa os negócios no novo ano".
O diretor executivo da companhia de carnes Alliance, Grant Cuff, disse que os mercados mundiais estão sendo influenciados por três fatores: a precaução dos consumidores em seus gastos, a escassez na oferta e a volátil mas em queda taxa de câmbio. "Não sabemos o que acontecerá. O declínio na oferta acompanhará a menor demanda ou não?".
O economista do Meat & Wool, Rob Davison, disse que mesmo com as incertezas, este ano será melhor para os produtores rurais do que o ano passado.
A oferta de carne de cordeiro da Nova Zelândia será 20% menor e pressionará os mercados mundiais.
A reportagem é do The Dominion Post, publicada no site Stuff.co.nz, traduzidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: