Alguns produtores disseram que estão lutando uma batalha de três frentes - baixos preços da carne, baixos preços da lã e seca em algumas regiões. Eles disseram que sempre existe o risco de abandonar a atividade.
"Isso quando o preço por quilo da lã está menor do que o atual custo para tosquiar um animal", disse o produtor de ovinos, Bill Ritchie. Isso significa que os tosquiadores estão também sentindo a pressão, o que força a redução nos números de funcionários.
A crise está sendo sentida em toda a indústria. A lã ainda é vendida em leilões, mas a recessão leva a menores preços e alguns fardos são deixados nos portos à medida que os compradores não cumprem com seus contratos.
Além disso, à medida que o mercado imobiliário cai, o mesmo acontece com a demanda por produtos de lã como tapetes. Membros da indústria concordam que a única forma de reverter essa situação para a indústria de lã é melhorar o mercado.
A lã fina de merino continua vendendo bem. "Os tapetes e as roupas mais finas do mundo são feitos de lã e precisamos obter algum valor para a Nova Zelândia e para os produtores", disse o presidente do Meat and Wool New Zealand, Mike Peterson.
A reportagem é do TVNZ.co.nz, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: