No entanto, muitos dependem dos pagamentos da maior cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra. O aumento previsto fortalecerá a substituição de produção de carne para leite em várias regiões do país.
Isso poderá significar um menor número de cordeiros, alterando o balanço entre oferta e demanda, e poderá estimular os produtores ovinos que não pretendem partir para produção leiteira, mas sim, continuar na atividade de ovinos. As previsões poderão melhorar à medida que o rebanho ovino do Reino Unido cai e as políticas da União Européia (UE) sobre subsídios mudam.
Bruno Fernandes Sales Santos
Dunedin - Otago - Nova Zelândia - Produção de ovinos
postado em 15/01/2008
Caros Amigos,
Lembremos apenas que preços de commodities apresentam comportamento que muitas vezes não dependem somente de oferta.. mas sim de demanda. As exportações aumentaram pois o preço foi reduzido e muito.... Aqui na NZ hoje o preço de cordeiros gira em torno de $50,00 com previsão de redução, uma vez que algumas regiões estão muito secas e os criadores estão procurando se desfazer dos cordeiros. Além disso, a safra de cordeiros atinge o auge a partir deste momento.....
Outro fator é que tanto Nova Zelândia como o Reino Unido estão fortemente baseados em melhoramento genético, isto faz com que apesar do número de ovelhas do rebanho estar sendo reduzido, o número de cordeiros ofertados ao mercado têm se mantido constante. Isto é fruto de maior eficiência e produtividade, e na minha opinião é o que devemos buscar no Brasil.
Bruno Santos - Áries Reprodução e Mehoramento Genético Ovino.
AbacusBio Ltd.