As empresas e a MWNZ receberão em maio os resultados iniciais da pesquisa de mercado que deverá orientar ações futuras. Após meses de preparação, o EMP deriva de uma pesquisa piloto anterior sobre mercados chave e critérios dos consumidores. Essa pesquisa apontou para a China como o mercado de melhores previsões imediatas, seguida por Índia, Rússia e Leste Europeu, disse o gerente de mercados emergentes do MWNZ, Nick Beeby.
Os parceiros do projeto vêem um potencial grande e imediato para cortes de maior valor na China. "Estávamos anteriormente vendendo pequenas quantidades de cortes de alto valor para a China, direto para hotéis e restaurantes; principalmente seus turistas ocidentais consumiam essa carne. O comércio varejista é menos sofisticado e dominado pela carne local. Porém, existem alguns varejistas que vendem produtos mais avançados e estamos de olho neles", disse o gerente geral de vendas/marketing da Silver Fern Farms, Glenn Tyrrell. "Agora, o PME visará restaurantes de quatro e cinco estrelas".
As vendas de carne para a China têm apresentado tendências de alta, em valor: em 2005/06 foram de US$ 44 milhões, enquanto em 2007/08 foram de US$ 80 milhões.
O gerente geral de marketing do Alliance, Alan Henry, disse que existe a questão de preço. "Das 2.800 toneladas de carne ovina enviadas anualmente à China, a maioria é de produtos de baixo valor, vendidos a US$ 800-1.000 por tonelada. Ultimamente esse valor aumentou para US% 2.400 por tonelada, mas ainda se trata de cortes sem osso. A Nova Zelândia não tem muita presença no varejo da China. Agora, queremos entrar com produtos de maior valor de cordeiro".
O diretor executivo do MWNZ, Scott Champion, disse que, até esse projeto, não tinha sido feito nenhum esforço coletivo da indústria de carnes para descobrir como o mercado de alto valor da Ásia pode ser desenvolvido. "No entanto, existem muitos passos entre se adequar ao potencial do mercado e a diversificação da indústria de longo prazo. A auditoria de mercado incluirá um estudo detalhado sobre o mercado de carnes vermelhas da China - foco geográfico, potencial de mercado e estratégias para distribuir os benefícios de volta aos produtores".
A reportagem é do RuralNews.co.nz, traduzida e adaptada pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: