"Dr. Octávio, o cruzamento entre o machos da raça Dorper x fêmeas da raça Santa Inês resulta num 1/2 sangue. Li vários artigos e entendi o objetivo e os benefícios dessa 1° geração para ovinos de corte. Mas gostaria de saber qual é o objetivo e os benefícios da 2° geração, que seria o ¾ e assim por diante: 7/8, 15/16 etc. Quais são as vantagens já o cruzamento estaria quase chegando próximo ao P.O. Dorper? Não seria mais fácil o cruzamento de machos e fêmeas puros da raça Dorper? Sou apenas um leitor em busca de conhecimento para no futuro comprar meus primeiros animais, provavelmente um reprodutor Dorper com algumas fêmeas Santa Inês. Objetivo: ovino de corte. Parabéns pelo artigo".
Leia a resposta do autor do artigo, Octávio Rossi de Morais, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos:
"Leonardo, obrigado pelos comentários e pela pergunta. O mais fácil, quando se busca o animal P.O. é sem dúvida usar macho e fêmea P.O., mas o preço de animais P.O. é alto. Os animais 1/2 sangue têm uma série de vantagens em termos de adaptação e produção, além do efeito de heterose (também chamada de vigor híbrido), mas isso vai se perdendo quando voltamos para uma das raças fazendo os 3/4, 7/8, etc. Também só posso obter 1/2 sangue com animais de duas raças, porque se acasalar 1/2 sangue com 1/2 sangue, matematicamente terei 1/2 sangue, mas a natureza não segue isso, pois as metades não serão exatamente as mesmas. Então há vantagens e desvantagens em se usar 1/2 sangue e P.O. Mas o importante é você saber que entre um animal P.O. e um 31/32 a diferença é só no registro, foi o que eu quis mostrar no texto."
Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Participe e deixe o seu comentário!
Tiago Schultz
Mafra - Santa Catarina - Produção de ovinos de corte
postado em 17/02/2012
So pra complementar, ja que o amigo tem pretensao em criar ovinos, dou minha opniao:
Por serem de valor mais elevado, animais P.O, sao destinados para matrizes ou reprodutores, Com isso seu custo tambem almentará pois vendera os animais por no minimo 1 ano. Eu comecei a criaçao com animais P.O, e nao faria isso novamente, pois com pouca experiencia, se morre um animal o prejuizo é bem maior.