Jacques Diouf, diretor da Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), apresentou os dados para o Parlamento italiano antes da divulgação de um relatório nesta quinta-feira. Os últimos dados distanciam a comunidade internacional de atingir as Metas do Milênio da ONU, que incluem reduzir a fome e a pobreza pela metade até 2015.
Diouf estimou que 850 milhões pessoas passavam fome antes de 2007 e 2008, quando as altas nos preços de alimentos provocaram protestos e até revoltas nas nações mais afetadas.
Na próxima semana, líderes mundiais que se reunirão na ONU devem revisar uma avaliação atualizada do progresso no cumprimento das Metas do Milênio - oito marcas de referência econômicas e sociais. Além da fome e da pobreza, elas incluem a educação universal e o combate contra o HIV e a Aids.
A demora para a entrega de auxílio das nações mais ricas é uma das razões pelas quais as metas podem não ser cumpridas até 2015, disseram autoridades da ONU e agências de ajuda humanitária. Países doadores aumentaram a assistência desde 2000, mas em 2006 e 2007 os níveis de auxílio desceram para 4,7 e 8,4 por cento respectivamente, de acordo com um relatório publicado pela ONU.
As informações são do Estado Online, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.
lincoln santiago
Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 19/09/2008
Por que a ONU nao compra este leite no Brasil que todo dia baixa de preço? Nao sei onde está a alta dos alimentos. Isto tudo é uma mentira.