Quando os cordeiros nascem, são lactentes e se alimentam exclusivamente de leite. Entretanto, após em média 8 dias, já iniciam o consumo de alimentos sólidos, em pequenas quantidades. O pico de produção de leite da ovelha varia de 30 a 40 dias, dependendo da raça. Devido a essa situação fisiológica, a partir desse momento, o cordeiro aumenta o consumo de alimentos sólidos, pois o leite já não é mais suficiente para atender sua exigência nutricional. (Artigo "Sistemas de desmame dos cordeiros", publicado no FarmPoint em 2008).
O fornecimento de alimentos direcionado para os cordeiros/cabritos em espaços privativos (creep feeding), inacessíveis às matrizes, pode resultar em ganhos econômicos por direcionar determinados alimentos para os animais mais exigentes. O desmame de cordeiros pesados e adaptados à alimentação sólida é uma estratégia para promover abates precoces. Melhores desempenhos também são alcançados quando os animais já consomem alimento sólido ao desmame.
Há produtores que utilizam o desmame precoce, desmamando os animais com idades que oscilam entre 30 a 45 dias. O sistema semiprecoce é realizado quando os cordeiros estão com com idade entre 46 - 90 dias e o desmame tardio é realizado quando os animais apresentam idade acima dos 91 dias de idade.
De acordo com Oliveira et al (1996), a identificação de um peso ideal de desmame também é essencial para o desenvolvimento posterior do animal, principalmente quando o objetivo consiste na produção de cordeiros para abate, situação em que é necessário um manejo alimentar que permita a terminação adequada do animal.
E você produtor de ovinos e/ou caprinos? Com qual idade você desmama os seus animais e como você realiza esse procedimento? Deixe o seu comentário no box abaixo:
Referências bibliográficas
OLIVEIRA, N. M.; SILVEIRA, V. C. P.; BORBA, M. F. S. Peso corporal de cordeiros e eficiência reprodutiva de ovelhas Corriedale, segundo diferentes idades de desmame em pastagem natural. Revista Brasileira de Agrociências, v.2, n.1, p.21-26. 1996.
Ivan Saul
São José dos Pinhais - Paraná - Produção de ovinos
postado em 24/09/2010
Nossos cordeiros começam a ser desmamados com, algo em torno de, 60 dias de idade.
Todo o rebanho dorme na cabanha e, quando os cordeiros apresentam desenvolvimento físico e maturidade suficiente (i.e. - já pastam distanciados das mães por longos períodos), passam a dormir encerrados na divisória que lhes serviu para o "creep-feeding" desde a 1a. semana de vida.
Excetuam-se os temporões (do tarde) e os fracos que são liberados após a alimentação podendo mamar durante a noite e vão sendo separados gradativamente.
Dificilmente as ovelhas continuam amamentando depois dos 120 dias (outubro e novembro - no nosso calendário), assim o desmame definitivo se dá naturalmente até meados de dezembro, no máximo.
À título de curiosidade, tivemos uma borrega que mamou até os 10 meses e ganhou um casal de irmãos no aniversário de 1 ano.
Já tive oportunidade de afirmar anteriormente e reafirmo, como tudo na criação de ovinos, é mais uma questão de sensibilidade do que de técnica (pesos e idades).
Saudações ovelheiras.
Ivan Saul D.V.M., M.Sc.Vet, - Granja Po´A Porã, 24/set/2010.