"Em 2005, já com a metodologia Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), desenvolvemos o projeto e definimos responsabilidades, planos, datas e compromissos. O grupo não tinha um modelo de gestão e desenhamos, conjuntamente, o papel da Associação dos criadores", informou o técnico do Sebrae Minas Agmar Abdon Campos, para quem a atividade era bastante informal.
Hoje, o projeto atende 188 municípios e está dividido em quatro grandes núcleos nas cidades de Nova Porteirinha, Coração de Jesus, Montes Claros e Francisco Sá. Um dos primeiros resultados da parceria com o Sebrae foi o lançamento da marca e padrão "Berronorte".
Segundo a Agência Sebrae de Notícias, agentes de desenvolvimento rural estão sendo capacitados pela Emater e pelo Senar para que prestem assistência técnica e gerencial aos criadores, por meio de visitas. A região contabiliza cerca de 90 produtores.
Para complementar o trabalho, os produtores envolvidos no projeto conhecem as criações de outros estados. "Realizamos missões para a Bahia e Pernambuco e fomos a Goiás para prospectar o mercado de lá", informou Campos.
A lucratividade da ovinocaprinocultura tem animado os produtores e, segundo o técnico, o problema não é de demanda pelo produto, mas de oferta. Além da comercialização da carne, já começa a surgir interesse pelo couro dos animais.
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