Percebendo o potencial da ovinocultura, os criadores sentiram a necessidade de se organizar para promover um desenvolvimento sustentável da atividade. Fundaram a Associação dos Criadores de Ovinos de Ronônia (Aoro), que está empenhada no fomento da criação de ovinos e na profissionalização dos criadores. A associação desenvolve dias de campo e leilões para estimular novos criadores a entrarem na atividade.
A Aoro também está ajudando na implementação da Cooperativa de Criadores do Estado de Rondônia (Ovinocoop - RO), uma cooperativa de comercialização e abate, que tem como principal objetivo o estímulo à criação de ovinos. A Ovinoccop promoveu recentemente cursos de corte e industrialização da carne ovina para cerca de 10 pessoas que estarão trabalhando na área.
Acompanhando o desenvolvimento da ovinocultura, foi lançada, em dezembro do ano passado, a Revista Ovinorte, primeira mídia impressa especializada da região. A publicação é coordenada por Dirceu Moraes e, com o apoio da Emater-RO, teve sua primeira edição publicada em dezembro, com uma tiragem de 13 mil exemplares. A revista está sendo distribuída gratuitamente nos escritórios da Emater/RO.
Figura 1. Primeira edição da revista Ovinorte, primeira mídia impressa especializada da região.
De acordo com Dirceu Moraes, o novo governo do estado também está sensível ao desenvolvimento da atividade e à organização dos produtores e deve lançar mão de iniciativas favoráveis ao setor.
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint, com informações do Rondoniagora e da Ovinorte.
Milton Minoru Ogsuko Chui
Vilhena - Rondônia - Instituições governamentais
postado em 08/03/2007
É de suma importancia a divulgação sobre a ovinocultura no nosso estado de Rondônia, e mais uma vez o estado está mostrando o seu potencial de criação e com certeza será mais uma cooperativa que ajudará a alavancar a ovinocultura em Rondônia. Meus parabéns a diretoria e sucesso nessa empreitada.