Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PA: Emater avalia cultura do açaí consorciada à ovinocultura

postado em 20/09/2012

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma Unidade de Observação desenvolvida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Brasil Novo, na BR-230, à margem da Transamazônica, avalia o comportamento produtivo da criação de ovinos consorciada com a cultura do açaí.

O projeto traz em consórcio o açaí da variedade BRS PA, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), produção resistente ao período de seca e com maior produtividade. A unidade de pesquisa, de um hectare, recebe nesta primeira etapa 400 pés de açaí e 25 matrizes da raça Santa Inês.

A ideia do projeto é estimular à criação de animais, apresentando uma nova alternativa de produção à criação de ovinos, tradicional no município, além de, aumentar o rendimento financeiro do agricultor por hectare. O consórcio oportuniza duas alternativas de renda para as famílias: a comercialização da carne ovina, muito apreciada na região, e a produção do açaí que ainda oferece sombreamento para os animais.

Parte do projeto será financiado por meio da Emater que ainda garante ações sanitárias, reprodutivas e nutricionais durante todo o ano na propriedade. A partir do primeiro ano de implantação do projeto, os animais já começam a reproduzir e, no caso do açaí, a partir do terceiro ano já se inicia a primeira colheita.

Segundo dados da Emater, os primeiros resultados do projeto geram ao produtor uma renda bruta por hectare de R$ 3 mil, podendo alcançar até R$ 25 mil no pico da produção. "Nosso objetivo é difundir a tecnologia para o maior número de produtores possível, com dias de campo e capacitações", adiantou Almir Uchoa, médico veterinário da Emater.

As informações são do Governo do Pará, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

adauto silva gouveia filho

Matrinchã - Goiás - Produção de ovinos
postado em 21/09/2012

Sera que essa iniciativa da certoem Goiás?

martinho

Espigão D'Oeste - Rondônia - Produção de gado de corte
postado em 23/09/2012

Não acredito que seja um boa opção; porque os animais comem os brotos que perfilham nas touceiras dos açaizeiros impedindo o manejo adequado da lavoura, inviabilizando a colheita de palmito que é a segunda fonte de renda depois da fruta

                                                         M.Lúcio de F. Nt

adauto silva gouveia filho

Matrinchã - Goiás - Produção de ovinos
postado em 24/09/2012

Caro Martinho,
Eu tambem vejo assim.

martinho

Espigão D'Oeste - Rondônia - Produção de gado de corte
postado em 27/09/2012

Prezado Adauto  400 pés de açaí e 25 matrizes de carneiro é um negócio tão pequenino que não da pra nada, nem pra sugerir o hipotético do pressuposto. Tem coisa errada neste rendimento financeiro também.

José Pedro Ribeiro dos Santos

Tapaua - Amazonas - Ovinos/Caprinos
postado em 10/01/2014

Li a a matéria postada em 2012. Achei interessante o projeto. Gostaria de obter informações sobre os resultados  da implantação do projeto, já que tenho interesse em implantar no meu sítio esse sistema no município de Tapauá no Amazonas. Grato.Ribeiro

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade