O animal, um em um grupo de 14 oriundos da Holanda, mostrou ter o vírus após testes de rotina feitos depois da importação. O Governo de Gales disse que trata-se de um caso isolado que não mudará o status do país de livre da doença da língua azul.
"Não há nada que sugira que o vírus está circulando no País de Gales e continuamos livres da doença. Um incidente similar aconteceu na Escócia no ano passado e eles também continuaram livres da doença", disse a veterinária chefe do Governo, Christianne Glossop.
Na quarta-feira, partes do sudeste de Gales e Powys foram incluídas em uma zona de vigilância após um caso da doença da língua azul ter sido confirmado na cidade de Poole, em Dorset. Glossop disse que não haverá mudanças na zona após esse último caso.
Foram impostas restrições aos movimentos na fazenda de Ceredigion e o serviço veterinário de Gales ordenou o abate imediato de ovinos infectados.
A ministra de Assuntos Rurais, Elin Jones, disse ao BBC que é "muito preocupante" que um animal importado tenha a doença, mas ela enfatizou que trata-se de um caso isolado.
Envie seu comentário: