"Desenvolver essa atividade é promover a sustentabilidade econômica do semi-árido paraibano, o que representa mais de 80% no território estadual", disse o secretário estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Francisco de Assis Quintans.
De acordo com o veterinário e consultor do Sebrae, Arthur Albuquerque, o evento será importante especialmente devido à abertura de dois frigoríficos específicos para ovinos e caprinos, em Mulungu e Monteiro.
"O frigorífico de Mulungu deve estar operando dentro de 45 dias, com capacidade para abater 100 animais por dia. Os fornecedores serão pequenos criadores de 32 associações do estado. Inicialmente, espera-se que a produção atenda o mercado de restaurantes locais e supermercados para então partir para a comercialização com outros estados", ressaltou.
Em Monteiro, o frigorífico vai atender inicialmente a produção de sete cidades da região do Cariri, com a mesma capacidade de operação do Mulungu.
Segundo Arthur Lins, da Agência Sebrae de Notícias, durante o Sincorte será consolidado um fórum permanente de discussões sobre o mercado de caprino e ovino, aproveitando a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais.
Além de ser um espaço onde os produtores conhecerão as mais novas tecnologias e serviços na ovinocaprinocultura, haverá 46 palestras, sessão de trabalhos científicos, fórum sobre ovinocaprinocultura leiteira e festival gastronômico, entre outras atividades paralelas.
Envie seu comentário: