carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pastejo direto no sorgo e/ou milheto: você já utilizou na dieta do seu rebanho?

postado em 22/05/2013

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos, Sérgio Souza Fernandes, de Pedras Altas/RS, enviou uma dúvida para o FarmPoint sobre o uso de sorgo e milheto na dieta dos seus animais. Acesse, leia o comentário na íntegra e participe deixando o seu comentário e contando a sua experiência!

“Iniciamos um projeto de ovinos no Rio Grande do Sul e a ideia é chegar a 10.000 matrizes. Hoje temos aproximadamente 7.000. No inverno, época de parição, temos o que chamamos de pastos artificiais (azevém, trevos branco e vermelho, lótus SG) mas durante o verão, quando as pastagens precisam ser diferidas e as matrizes estão secas e seguem para períodos de monta e/ou inseminação artificial, utilizamos os campos nativos. Este ano teremos uma diminuição na área dos nativos em face ao atropelo da soja que vem chegando. No momento temos um rebanho de aproximadamente 400 ovelhas paridas em 60 hectares de "pradeiras". Estamos no contra pé dos castelhanos. Adiantamos a parição para vender os cordeiros antes de dezembro quando cai o preço.

Gostaria de conhecer mais sobre a inserção do sorgo e do milheto na dieta de ovinos. Temos um pivô central e estamos pensando em utilizá-lo em uma das suas culturas com ovinos em pastejo direto. Será que funciona ou nós teremos que partir para a silagem (o que dificultaria o manejo)?


Você tem experiência nesse assunto? Já utilizou sorgo e/ou milheto na dieta dos seus animais? Participe deixando o seu comentário e compartilhe sua vivência!

Equipe FarmPoint
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Laion Antunes Stella

Pejuçara - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 22/05/2013

Olá, Bom dia! Sou estudante de doutorado em Zootecnia na UFRGS, e no meu mestrado desenvolvi um experimento no Secretariado Uruguayo de la Lana (SUL) com o tema ''terminação de cordeiros em pastagem de sorgo bmr''. Fico a disposição! Abraços

alvaro ortega

Assunção - Central - Paraguai - Instituições governamentais
postado em 23/05/2013

Puede realizarse el pastoreo directo de ovinos sobre sorgo, en especial la variedad forrajera una vez que la planta alcanze por lo menos 40cms de altura, ya que si se inicia el pastoreo a alturas de 80cms o mas se produce un menor aprovechamiento del forraje al aumentar la selectividad del animal. En lo ideal al combinar el pastoreo con un sistema de alambrado electrico se logra un optimo aprovechamiento al realizarlo en franjas. A las ordenes

Marcelo Gomes

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Consultoria/extensão/criador
postado em 24/05/2013

Olá, você poderá usar a cerca eletrificada presa no próprio pivô, chama cerca voadora com isso diminuir a mão de obra.

Celso Fernando Veiga

Barreiras - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 24/05/2013

Olá Sérgio
Sem dúvida o sorgo é uma excelente forrageira, contudo se você pretende fazer um pastejo rotacionado seria interessante experimentar o milheto também.
Existe uma variedade chamada ANM 17 com alta produção de matéria seca e um perfilhamento formidável.
A aceitação pelo rebanho é  ótima e se você manejar para que não haja a formação da panícula terá muitos cortes com maiores produções de massa no segundo e terceiro corte do que obteve no primeiro. A semente é barata e a formação do pasto muito fácil. Se você fizer uso de nitrogênio após cada corte terá uma produção ainda maior.
O porte mais baixo que o sorgo facilita o pastejo, e não há risco de intoxicação por ácido cianídrico.
Este tipo de pastejo já é realizado para bovinos e ovinos em Barreiras no oeste da Bahia.
Além do pastejo este milheto fornece um excelente feno.

Ailson Joao Filho

Floresta - Pernambuco - Estudante
postado em 25/05/2013

Bom dia o ideal é que o sorgo e o milheto seja uma cultura para corte e não para pastejo devido ao seu porte que atinge cerca de 1,50 à 2 m reduzindo o potencial nutricional destas culturas.
O ideal é  você fazer feno ou cilagem, espero ter esclarecido sua dúvida.

Ailson
Tec. Zootecnia

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade