“Iniciamos um projeto de ovinos no Rio Grande do Sul e a ideia é chegar a 10.000 matrizes. Hoje temos aproximadamente 7.000. No inverno, época de parição, temos o que chamamos de pastos artificiais (azevém, trevos branco e vermelho, lótus SG) mas durante o verão, quando as pastagens precisam ser diferidas e as matrizes estão secas e seguem para períodos de monta e/ou inseminação artificial, utilizamos os campos nativos. Este ano teremos uma diminuição na área dos nativos em face ao atropelo da soja que vem chegando. No momento temos um rebanho de aproximadamente 400 ovelhas paridas em 60 hectares de "pradeiras". Estamos no contra pé dos castelhanos. Adiantamos a parição para vender os cordeiros antes de dezembro quando cai o preço.
Gostaria de conhecer mais sobre a inserção do sorgo e do milheto na dieta de ovinos. Temos um pivô central e estamos pensando em utilizá-lo em uma das suas culturas com ovinos em pastejo direto. Será que funciona ou nós teremos que partir para a silagem (o que dificultaria o manejo)?
Você tem experiência nesse assunto? Já utilizou sorgo e/ou milheto na dieta dos seus animais? Participe deixando o seu comentário e compartilhe sua vivência!
Equipe FarmPoint
Laion Antunes Stella
Pejuçara - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 22/05/2013
Olá, Bom dia! Sou estudante de doutorado em Zootecnia na UFRGS, e no meu mestrado desenvolvi um experimento no Secretariado Uruguayo de la Lana (SUL) com o tema ''terminação de cordeiros em pastagem de sorgo bmr''. Fico a disposição! Abraços