A criação de cabras e ovinos é muito comum em todo o Nordeste brasileiro. Com a seca forte, alimentar os animais é um desafio no semiárido. Pensando nisso, o criador Derlan Trigueiro não perdeu tempo e foi à Estação Experimental no município de Soledade, no cariri da Paraíba, conhecer uma novidade desenvolvida Emepa: blocos que servem de alimento para os animais.
A pesquisa levou cinco anos para ficar pronta. O bloco é feito com uma mistura de vários minerais, melaço de cana, farelo de soja, de algodão e de milho. Os ingredientes são misturados em uma betoneira, mas o mesmo processo pode ser feito com pá ou enxada. A mistura vai para uma prensa, que pode ser hidráulica ou manual, de onde já sai no formato de blocos que são colocados para secar em temperatura ambiente por até três dias. Depois disto, os blocos nutricionais estão prontos para a alimentação animal, seja de cabras, ovinos ou bovinos.
As pesquisas que estão sendo desenvolvidas mostraram que as cabras em gestação que se alimentaram com os blocos ganharam mais peso que aquelas que não receberam a suplementação nutricional. Os resultados impressionam, pois em apenas seis meses, cada animal engordou até 10 quilos.
Além dos blocos nutricionais, os criadores da região também vão receber os equipamentos para fabricá-los. O maquinário para produzir o suplemento nas propriedades rurais será doado através de convênio entre o governo do estado e associações rurais. Nesta primeira etapa, 35 produtores individuais foram beneficiados.
As informações são do G1, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
mariuza Rissa
Apucarana - Paraná - Indústria de insumos para a produção
postado em 20/12/2013
Oki, importante a reportagem