Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: caprinocultura dinamiza economia do Cariri

postado em 30/05/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Sinônimo de pobreza e seca na década passada, a caprinovinocultura conseguiu avançar e conquistar novo status, como o de principal atividade agropecuária e econômica do Cariri Paraibano. Por dia, apenas com a produção de leite, o segmento gera algo em torno de R$ 14 mil, distribuídos entre 20 associações da região.

Apesar do incremento econômico provocado pelo aproveitamento da carne e pele, o leite de cabra ainda é o destaque no Cariri. Segundo o consultor do Sebrae na Paraíba, Paulo Galvão, 25% deste rebanho são cabras leiteiras.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, a venda do leite gera por mês uma movimentação financeira em torno de R$ 400 mil, que retorna para a região na forma de tributos e investimentos no comércio local. A maior parte dos recursos ainda provém das compras governamentais do Programa Leite da Paraíba, Fome Zero e prefeituras.

Apesar de ser uma atividade em expansão, a caprinovinocultura ainda encontra dificuldades enfrentadas no cotidiano das pessoas que lidam com a atividade como principal fonte de renda. De acordo com Samuel Mayer, técnico da Agência Regional do Sebrae em Monteiro, a falta de planejamento rural, treinamento e a sazonalidade da produção são apontados como os principais vilões para esta situação.

Mayer destacou que várias ações têm sido aplicadas na região como o melhoramento genético, as unidades móveis de assistência parasitológica dos animais e manejo reprodutivo adequado. No entanto, o proprietário agricultor tem que ter uma visão de mercado do seu produto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade