O planejamento consiste em agregar valores à caprinocultura de leite na região, aproveitando seu grande potencial para a pecuária, existindo a possibilidade de instalação de uma fábrica de produção de queijo. O que tem animado os criadores é justamente a certeza do mercado para o leite, por meio do Programa Leite da Paraíba.
Na segunda-feira (19), um grupo de 15 agricultores familiares das comunidades de Alecrim, Sipaúba de Baixo, Quixaba, Açudinho, Picadas, Dois Riachos, Eráclito e Trapiazinho, conduzidos pelo escritório da Emater em Umbuzeiro e por assessores do escritório regional de Campina Grande, visitaram áreas rurais de Campina Grande, Caturité, Queimadas e Aroeiras para conhecer a criação de caprinos de leite, avicultura alternativa, indústria de fabricação de queijo, barragem subterrânea, o sistema de produção agrícola conhecido como mandala e a criação de peixe em água salgada.
Na perspectiva de avançar com um projeto que contemple a criação de caprinos em Umbuzeiro, na terça-feira (20), os extensionistas da Emater local e uma equipe técnica do Cooperar estiveram na comunidade Alecrim para viabilizar a construção de uma ponte que facilite o escoamento da produção de queijo e de leite da região.
A Emater assumiu o compromisso de criar, em Aroeiras, na Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce - articulado pela Agência das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) - uma área de plantio e irrigação de forrageira para alimentos de caprinos e ovinos. Com o processo, os criadores aprenderão a produzir o alimento de seus rebanhos em suas próprias terras.
As informações são do Governo da Paraíba, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: