Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: governador lança programa para ovinocaprinocultura

postado em 31/05/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Expandir e aumentar os rebanhos de caprinos e ovinos na Paraíba é a meta do Programa de Fortalecimento da Caprinovinocultura de Produtores de Base Familiar. O programa foi lançado pelo governador José Maranhão na abertura da VI Exposição Nacional das Raças Nativas de Caprinos e Ovinos e da XIX Exposição Estadual de Caprinos e Ovinos de Taperoá, na última quinta-feira (27). Implantado na segunda gestão do atual governador, o processo de desenvolvimento da ovinocaprinocultura foi retomado em 2009 e agora ganha força com o repasse temporário de reprodutores e matrizes de alto padrão genético a pequenos produtores.

O governador José Maranhão afirmou que a exposição de caprinos e ovinos de Taperoá restabelece uma tradição que foi constante em seu governo e o programa lançado objetiva a melhoria da genética do rebanho, algo absolutamente necessário porque vai gerar mais lucro para o produtor. "Em função desse trabalho que iniciamos no nosso governo anterior, a Paraíba hoje tem a maior produção leiteira do país, porque nossas matrizes leiteiras têm qualidade e o estado é um centro de referência em caprinos e ovinos de qualidade", destacou. Maranhão parabenizou a capacidade do povo do Cariri, que nos últimos dez anos tem contribuído com o crescimento da economia da região.

A concessão de uso dos caprinos e ovinos envolve 180 animais distribuídos em vinte e cinco núcleos de reprodutores selecionados (cada núcleo com sete fêmeas e um macho), além de alguns machos cedidos individualmente, visando multiplicar de forma mais acelerada a expansão do padrão genético. A estratégia, segundo o presidente da Emepa - Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba, José Costa, é expandir cada vez mais a genética da empresa.

As raças dos animais utilizados no programa são: Savana, Palmer e Boer. No momento a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca está importando mil embriões e até setembro outros mil embriões serão adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esses embriões vão fazer parte do banco de pesquisa da Emepa e seus técnicos serão capacitados na transferência de tecnologia. O estado tem hoje cerca de 600 mil ovinos e caprinos, resultado de um projeto que teve início no final dos anos 90, com a iniciativa do governador Maranhão que importou dos Estados Unidos e da África animais selecionados de alta produtividade de leite e carne.

O prefeito Deoclécio Moura afirma que as exposições são tradicionais e foram retomadas no ano passado com o apoio do Governo do Estado e outros parceiros. De 2003 a 2008 as duas feiras de caprinos e ovinos não foram realizadas. "É um evento de grande importância para os criadores e produtores", avalia o prefeito. Do evento constam o julgamento de animais, projetos de melhoramento genético das raças com implantação de núcleos e distribuição de animais, torneio leiteiro, distribuição de mudas, feira agroecológica, festa da agricultura familiar do Cariri, dentre outras atividades.

O prefeito ressalta que a base do desenvolvimento da economia do Cariri é a ovinocaprinocultura. A Paraíba hoje é o maior produtor de leite de cabra do Brasil e Taperoá tem o maior rebanho em qualidade genética. A região já trabalha em projetos que visam o abate de caprinos e ovinos para exportação de carne para o exterior.

As informações são do Governo da Paraíba, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade