A Paraíba deve importar dois mil embriões no primeiro semestre de 2010. Os trabalhos de inseminação serão realizados na Estação Experimental de Pendência/PB. O primeiro lote de embriões, que deve chegar no final do primeiro semestre de 2010, será implantado em matrizes previamente selecionadas. Uma parte vai ser duplicada em laboratório para uma ação continuada do programa.
Os embriões importados servirão para melhorar a qualidade do rebanho, especificamente das raças caprinas Boer, Savana, Alpina Britânica e Saanen, além de ovinos Dorper e Damara. Foram inspecionados mais de 2.500 animais e selecionado um banco de dados com 780 doadoras e 32 reprodutores de alto valor genético.
Como parte do processo de retomada do crescimento da cadeia produtiva da caprinocultura no Estado, já existem dois projetos de repasse de recursos aprovados, sendo um do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e outro do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Além disso, como parte do programa de recuperação da caprinocultura, o Governo do Estado vai estimular a instalação de dois frigoríficos com a participação do Sebrae-PB, porém esse projeto ainda precisa de uma definição de seus dirigentes. Esses frigoríficos devem ser inaugurados em 2020 e o seu funcionamento dependerá da constante oferta de animais.
A reportagem é do site www.clickpb.com.br, adaptada e resumida pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: