No local são realizados estudos sobre a palma e a cana-de-açúcar. No escritório municipal do órgão são realizadas atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER), entre elas o mapeamento de doenças em caprinos e ovinos.
O município de Sertânia é tido como a capital pernambucana da caprinovinocultura, por isto a importância dos estudos e do incentivo à cadeia produtiva naquela região. Para o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a criação de caprinos e ovinos é uma excelente opção de negócio e ajuda a aumentar a renda de famílias dos produtores rurais, fixando o homem ao campo, pela geração de emprego.
O IPA de Sertânia possui um rebanho com 110 cabeças de caprinos da raça Anglo Nubiana e 40 ovinos da raça Santa Inês. Destes, os reprodutores e cinco fêmeas são geneticamente puros. No local vem sendo desenvolvido o projeto de Biotécnicas Aplicadas à Reprodução de Pequenos Ruminantes, sob a coordenação do veterinário e pesquisador do IPA, Sebastião Guido. O intuito é avaliar as perspectivas de uso da biotecnologia e seu impacto na cadeia econômica, para apoiar os agricultores e ofertar reprodutores com qualidade genética aos produtores da região.
O estudo se baseia na geração de animais puros geneticamente, através da coleta de embriões em fêmeas registradas (puras), onde foi induzida biotecnologicamente uma superovulação. Estes embriões são transferidos para as receptoras mestiças, "que emprestam a barriga para a reprodução", afirma o pesquisador.
São analisadas a sincronização da estro (cio) e da ovulação; a inseminação artificial; a transferência de embriões de espécies e a sexagem fetal. O projeto tem um financiamento da Fundação de Amparo à Ciência - Facepe, no valor de R$ 33.000. Em julho foram implantados embriões em 14 receptoras, os animais deverão nascer em dezembro, após a confirmada gestação.
Dois outros projetos desenvolvidos pelo IPA Sertânia objetivam orientar o agricultor sobre nutrição, armazenamento e conservação de alimentos para os rebanhos de ovinos e caprinos.
As informações são do Governo de Pernambuco.
Envie seu comentário: