A Cocane (Cooperativa Agrícola do Nordeste) ganhou do governo de Pernambuco um caminhão frigorífico. A intenção é fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura na região de Araripe e melhorar as condições do matadouro de Parnamirim que foi adaptado para o abate de caprinos e ovinos.
O caminhão transportará o produto e beneficiará diretamente mais de mil pequenos produtores. Essa unidade móvel vem juntar-se a outras duas, uma devidamente equipada para inseminação artificial de caprinos e de ovinos, e outra onde técnicos especializados ministram cursos de cortes especiais de carne.
Atualmente, de acordo com a pesquisa Produção Pecuária Municipal do IBGE, Pernambuco possui o quarto maior rebanho de caprinos e ovinos do Nordeste, com cerca de 2,4 milhões de animais de excelente qualidade. O número é superior até mesmo ao de bovinos e de bubalinos, que juntos somam, aproximadamente, dois milhões de cabeças.
As principais raças de caprinos existentes no Estado são as Moxotó (corte), Anglonubiana (mista), Manbrina (corte), Saanen, Toggenburg, Pardo e Alpina (leite), Boer (corte) e Murciana (leite). Com relação aos ovinos de corte, sobressaem-se as raças Santa Inês, Somalis, Dorper e Morada Nova.
Levantamento feito pela Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária indicou que 91% do rebanho de caprinos estão localizados no Sertão e 9% no Agreste e Zona da Mata. Já em relação aos ovinos, 81% estão no Sertão e os outros 19% no Agreste e Zona Mata.
As informações são da Agência Estadual de Tecnologia da Informação/PE.
Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias
PE: cooperativa recebe caminhão frigorífico
Comentários
Jose Marcos Freitas de Oliveira
Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Pesquisa/ensino
postado em 10/06/2006
Prezados senhores,
É com imensa satisfação que acesso pela primeira vez o FarmPoint. A ovinocaprinocultura é para nós nordestinos um grande orgulho. Tratar de temas ligados a cadeia produtiva é de suma importância para a estruturação e reforça a necessidade de se ampliar este universo cada vez mais.
Parabenizo a todos BeefPoint, MilkPoint e FarmPoint. Muito Sucesso!!!
José Marcos Freitas de Oliveira
Zootecnista
Petrolina - Pernambuco - Pesquisa/ensino
postado em 14/06/2006
Parabenizo o FarmPoint pela divulgação do desenvolvimento da pecuária nordestina.
O nordeste possui dificuldades, porém quando estas forem vencidas, uma grande quantidade de produtores rurais irá garantir o crescimento da região.
Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?
Receber os próximos comentários em meu e-mailÚltimas Atualizações
» Especial Taça de Silagem: novos híbridos, antigas discussões
» Participe do EducaPoint Day, o melhor evento online gratuito!
» Novo Mundo Rural, por Xico Graziano
» Ainda dá tempo de participar do treinamento sobre produção de silagem!
» Fiscais agropecuários decidem entrar em greve na próxima quarta-feira
» Começou hoje o novo Curso Online "Educação de cães por meio de reforço positivo"
» Benchmarking da eficiência de trabalho e produtividade das fazendas
» IBGE assegura dotação de recursos para o Censo Agropecuário 2016
SIDCLEY BEZERRA DE VASCONCELOS
Recife - Pernambuco - Estudante
postado em 09/06/2006
Primeiro quero parabenizar por este espaço destinado a ovinocaprinocultura. Em especial a caprinocultura no estado de Pernambuco, pois, mesmo o estado possuindo o 2º maior rebanho do Brasil este setor carece de uma maior organização de todos os elos da cadeia.
Acredito, que este meio será de suma importância para a divulgação de projetos, estudos, opiniões que certamente irão contribuir de uma maneira positiva não só para a caprinocultura do nosso estado como para os demais.