Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: cooperativa recebe caminhão frigorífico

postado em 01/06/2006

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Cocane (Cooperativa Agrícola do Nordeste) ganhou do governo de Pernambuco um caminhão frigorífico. A intenção é fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura na região de Araripe e melhorar as condições do matadouro de Parnamirim que foi adaptado para o abate de caprinos e ovinos.

O caminhão transportará o produto e beneficiará diretamente mais de mil pequenos produtores. Essa unidade móvel vem juntar-se a outras duas, uma devidamente equipada para inseminação artificial de caprinos e de ovinos, e outra onde técnicos especializados ministram cursos de cortes especiais de carne.

Atualmente, de acordo com a pesquisa Produção Pecuária Municipal do IBGE, Pernambuco possui o quarto maior rebanho de caprinos e ovinos do Nordeste, com cerca de 2,4 milhões de animais de excelente qualidade. O número é superior até mesmo ao de bovinos e de bubalinos, que juntos somam, aproximadamente, dois milhões de cabeças.

As principais raças de caprinos existentes no Estado são as Moxotó (corte), Anglonubiana (mista), Manbrina (corte), Saanen, Toggenburg, Pardo e Alpina (leite), Boer (corte) e Murciana (leite). Com relação aos ovinos de corte, sobressaem-se as raças Santa Inês, Somalis, Dorper e Morada Nova.

Levantamento feito pela Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária indicou que 91% do rebanho de caprinos estão localizados no Sertão e 9% no Agreste e Zona da Mata. Já em relação aos ovinos, 81% estão no Sertão e os outros 19% no Agreste e Zona Mata.

As informações são da Agência Estadual de Tecnologia da Informação/PE.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

SIDCLEY BEZERRA DE VASCONCELOS

Recife - Pernambuco - Estudante
postado em 09/06/2006

Primeiro quero parabenizar por este espaço destinado a ovinocaprinocultura. Em especial a caprinocultura no estado de Pernambuco, pois, mesmo o estado possuindo o 2º maior rebanho do Brasil este setor carece de uma maior organização de todos os elos da cadeia.

Acredito, que este meio será de suma importância para a divulgação de projetos, estudos, opiniões que certamente irão contribuir de uma maneira positiva não só para a caprinocultura do nosso estado como para os demais.

Jose Marcos Freitas de Oliveira

Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco - Pesquisa/ensino
postado em 10/06/2006

Prezados senhores,

É com imensa satisfação que acesso pela primeira vez o FarmPoint. A ovinocaprinocultura é para nós nordestinos um grande orgulho. Tratar de temas ligados a cadeia produtiva é de suma importância para a estruturação e reforça a necessidade de se ampliar este universo cada vez mais.

Parabenizo a todos BeefPoint, MilkPoint e FarmPoint. Muito Sucesso!!!

José Marcos Freitas de Oliveira
Zootecnista

Gustavo Jardim Ferraz Goyanna

Petrolina - Pernambuco - Pesquisa/ensino
postado em 14/06/2006

Parabenizo o FarmPoint pela divulgação do desenvolvimento da pecuária nordestina.

O nordeste possui dificuldades, porém quando estas forem vencidas, uma grande quantidade de produtores rurais irá garantir o crescimento da região.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade