O IPA possui uma estação experimental e uma estrutura para treinamento dentro de uma fazenda especializada em caprinos e ovinos. O centro é dotado de tecnologias e assistência técnica direcionada ao produtor rural interessado nessa atividade e é lá que os produtores e técnicos visitantes irão conhecer novas técnicas e receber treinamento.
Uma das inovações tecnológicas é a ordenha mecanizada, enquanto as tecnologias difundidas serão, por exemplo, produção e conservação de forrageiras, sistema de maternidade, raças, manejo de crias, recria e seleção e manejo reprodutivo. Segundo Pollyana Soares, analista de Agronegócios e gestora do APL Ovinocaprinocultura pelo Sebrae em Alagoas, a missão trará alternativas para que os produtores do sertão alagoano prossigam com as criações de ovinos e caprinos mesmo com o problema da seca, que é comum nessa região.
“Nossa expectativa é de que os produtores possam aprimorar técnicas e aprender boas práticas de como conviver com a seca. Queremos que eles desenvolvam, para isso, um sistema de alimentação e reprodução diferenciados, gerando bons resultados na criação de ovinos e caprinos”, explica a gestora.
Participam também da missão técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As informações são da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
José Everton Silva
Junqueiro - Alagoas - Produção de ovinos de corte
postado em 07/11/2013
Gostaria de saber a idade ideal para castrar os cordeiros, bem como para efetuar o desmame.