Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Perda de status sanitário poderá ser regionalizada

postado em 25/05/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um pleito antigo do Brasil deve ser atendido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Hoje a instituição deve aprovar a chamada "zona de contenção". A nova regra permite que, em caso de foco de uma doença, apenas a região atingida perca o status sanitário.

"Talvez seja a decisão mais importante em termos de estrutura", comentou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro da Camargo Neto.

Atualmente, todo o estado é penalizado por qualquer ocorrência sanitária e leva até dois anos para recuperar o status anterior ao foco. A nova norma permitirá que apenas a região do entorno do foco perca a condição sanitária.

Se a nova legislação estivesse em vigor, São Paulo nem Santa Catarina teriam sido prejudicados devido à ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná em 2005. As informações são de Neila Baldi, da Gazeta Mercantil.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Ricardo

.. - outro - Instituições governamentais
postado em 26/05/2007

Caso isso ocorra, será muito importante para os estados, mas o que deve ocorrer mesmo é a reestruturação dos Serviços de Defesa Estaduais, passando por melhores condições de trabalho, maior efetivo de pessoal e melhores remunerações que permitam a exclusividade (hoje vários profissionais do serviço de defesa estadual necessitam atuar como autônomos para complementar a sua remuneração), dentre outras.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade