O mercado interno atingiu no trimestre R$ 949,2 milhões de faturamento, um crescimento de 32,3% se comparado a igual período do ano anterior e de 18,5% em relação ao segundo trimestre deste ano. No acumulado, somou R$ 2,5 bilhões, cifra 14,3% superior à registrada nos nove meses de 2005.
Segundo o jornal Valor Econômico, o vice-presidente de finanças da empresa, Wang Wei Chang, disse que o resultado foi impulsionado pelo aumento no volume de vendas no país e que espera melhores resultados daqui em diante. "A renda real cresceu, o número de pessoas ocupadas e a massa salarial também cresceram. A empresa acredita no aumento do consumo no Brasil e nos próximos anos vamos dar muito foco no mercado interno".
Segundo cálculos do BeefPoint, com os dados da Perdigão, no 3º trimestre de 2005 o mercado interno respondeu por 49,13% do faturamento e o externo 50,87%. No mesmo período em 2006, a participação no faturamento passou a ser de 60,23% no mercado interno e 39,77% no externo.
No mercado externo, que durante todo o primeiro semestre demonstrou queda em função de reflexos da influenza aviária, verificou-se a retomada gradativa da demanda de carne de aves, com elevação de 7% dos preços médios em dólares. As receitas de exportação geraram R$ 626,8 milhões, o que equivale a um aumento aproximado de 6% ante o segundo trimestre.
O faturamento do mercado externo acumulou R$ 1,7 bilhão, valor 19,8% menor do que os resultados verificados nos primeiros nove meses de 2005. Os preços médios do ano em dólares caíram 7,8%, com queda de 16,7% em reais, devido à apreciação média do real em relação ao dólar de 11,7%.
Investimentos
A Perdigão deu continuidade ao seu programa de investimentos, que totalizaram R$ 162 milhões no período, dos quais R$ 44,6 milhões foram direcionados para o novo complexo agroindustrial de Mineiros/GO, que deverá iniciar suas operações no primeiro semestre do ano que vem. No acumulado do ano, a empresa investiu R$ 507,8 milhões, valor 193,7% superior ao registrado nos primeiros nove meses de 2005, que - além de Mineiros - foram aplicados no aumento de capacidade de produção e abate e ampliação de linhas em outras unidades.
O lucro líqüido da empresa, com o queda no desempenho das exportações e o crescimento dos investimentos, caiu 77,8% em relação ao terceiro trimestre de 2005.
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