O veterinário e pesquisador do Iapar, Alessandro Minho, disse que o verme já adquiriu resistência à maioria dos princípios ativos desenvolvidos em laboratório. "Como é um verme hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue, em uma grande infestação o cordeiro pode perder 40 mililitros de sangue/dia, volume significativo para um ruminante de pequeno porte", ressaltou.
O tipo de tanino utilizado no tratamento é o condensado, extraído da acácia negra, mas pode ser retirado também do sorgo. Segundo Minho, o tanino diminuiu significativamente o número de ovos dos vermes nas fezes dos animais, reduzindo, por conseqüência, a contaminação nas pastagens.
De acordo com ele, o extrato de tanino é dado aos animais no cocho, misturado com melaço, para aumentar sua palatabilidade. Este extrato diminui entre 20% e 80% a quantidade de ovos dentro do ovino, conforme o tempo de ingestão, a faixa etária do animal e o tipo de verme.
As informações são de Luiz Gallo, do jornal O Estado de S. Paulo.
WHERBSTER MARTINS CONDE
Campina Grande - Paraiba - servidor público federal (crio ovinos:corte/exposi
postado em 10/02/2008
Gostaria de saber como adquirir esta planta ou sementes para o plantio (Acacia Negra - Acacia Mollissima) tão importante para o controle destes vermes Haemonchus, que tanto prejudica a saúde e o desenvolvimento dos cordeiros e os ovinos de modo geral.E se também pode ser plantada no semi-árido do Nordeste.