Na medida em que esta melhoria sanitária se repetiu muitas vezes, Raota resolveu chamar pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, que tem sua base em Bagé, próximo da Fortaleza do Seival, para que realizassem uma pesquisa mais aprofundada. A suspeita é que o tanino, presente nas uvas viníferas e na casca das acácias, está promovendo esta melhora.
Conforme a pesquisadora em parasitologia da Embrapa Pecuária Sul, CPPSUL, Izabella Cabral Hassum, este projeto de pesquisa está se iniciando agora, com a fase de planejamento, gestão e captação de recursos. "O que posso dizer é que esta é uma pesquisa inovadora pois até onde sei é a única que visa a utilização deste resíduo agroindustrial, rico em taninos condensados, com o propósito de controlar a verminose ovina", salienta. Ela acrescenta ainda que neste projeto está previsto testes in vitro (laboratoriais) e testes in vivo (nos animais a campo).
As informações são da assessoria de imprensa da Arco e da Embrapa Pecuária Sul, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
GUILHERME DIAS MOREIRA
Brasília - Distrito Federal - Pesquisa/ensino
postado em 29/09/2008
Também estou trabalhando com tanino no meu mestrado, mas não provindo de uvas.
Gostaria de ter mais informações a esse respeito!
Atenciosamente,