carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa USP: exposição solar pode alterar fisiologia de ovinos

postado em 26/08/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A exposição solar tem potencial para alterar parâmetros fisiológicos de ovinos. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela zootecnista Cláudia Caroline Barbosa Amadeu, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga.

O estudo comparou a resposta de ovelhas de corte de três raças em exposição à radiação térmica. Os animais das raças Dorper e Merino Branco demonstraram maior capacidade em perder calor pela transpiração que os ovinos da raça Santa Inês. Os resultados da pesquisa visam auxiliar produtores para um melhor desempenho dos animais e para a criação de ambientes próprios para o desenvolvimento mais pleno dos ovinos.

O experimento teve início em julho de 2010 e terminou em novembro de 2011. Neste período, foram feitas duas coletas de dados no verão brasileiro e uma outra coleta no verão em Portugal. Cláudia faz parte de um grupo de pesquisa que trabalha como o bem-estar e comportamento de animais de produção.

A partir dos experimentos, foi descoberto que as três raças tiveram parâmetros fisiológicos alterados devido à exposição ao sol. Os animais da raça Santa Inês mostraram mais vulnerabilidade à radiação, já que a sua capacidade termolítica foi menor, quando comparados aos animais das raças Dorper e Merino Branco. O resultado surpreendeu, pois a raça Santa Inês é brasileira e, por isso, era esperado que demonstrasse maior tolerância às condições ambientais estressantes de altas temperaturas. Também foi possível perceber que os animais Merino Branco e Dorper apresentam maior capacidade termolítica que os ovinos Santa Inês.

As informações são da Agência USP de notícias, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Foto: Divulgação/Sxc 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

sergio saretto

Sobradinho - Distrito Federal - Produção de caprinos de corte
postado em 27/08/2013

Será isso uma quebra de paradigmas !! Tenho muita curiosidade sobre esta assunto pois sempre ouvi falar que a lâ é um isolante termico, sendo assim seria benéfico que uma ovelha ficasse mais protegida dos raios solares se tivesse lã!! Ou seria da raça mesmo?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade