O objetivo do centro será facilitar e padronizar o manejo dos animais, para garantir o melhoramento contínuo da qualidade do rebanho e promover a comercialização dos mesmos.
"Os criadores acreditam que o sucesso do empreendimento que estão implantando depende fundamentalmente da união, persistência e do comprometimento de todos", informa a gestora do Projeto Ovinocaprinocultura da Serra da Capivara, Davina Maria de Castro Carvalho.
A Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Comunidade Lagoa da Extrema foi fundada a cerca de um ano e meio, com o apoio do Sebrae no Piauí e da Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio.
Os criadores elevaram a auto-estima através da participação em capacitações, consultorias e cursos como o de associativismo e cooperativismo resultando em diversas transformações na comunidade.
Apriscos padronizados, silagem para alimentação e suplementação no período seco, e compra de ração conjuntamente foram algumas das atividades realizadas pela associação, enfatizando a integração dos sócios interessados na melhoria do padrão genético dos animais.
O rebanho da associação, composta por onze criadores, é de mais de dois mil animais. "No próximo ano o Projeto Ovinocaprinocultura da Serra da Capivara iniciará uma nova fase priorizando a comercialização e a melhoria genética dos animais", acrescenta Davina.
As informações são da Assessoria Sebrae, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: