"Esta semana, tivemos a primeira reunião de sensibilização dos empresários da região, quando foram apresentados os dados gerais e as regras de participação no festival. Também foram discutidos os critérios de julgamento das receitas do concurso gastronômico", afirma o gerente de atendimento coletivo na área de agronegócios do Sebrae no Piauí/PI, Francisco Holanda.
Dez estabelecimentos, entre restaurantes, pizzarias, lanchonetes e meios de hospedagem, já confirmaram participação. A expectativa da organização é que pelo menos 15 empreendimentos possam aderir ao projeto.
Todos os participantes receberão consultoria gastronômica do chef Reginaldo Área Leão que, juntamente com o cozinheiro de cada local, criará o prato para concorrer no festival. Além de ensinar técnicas de pré-preparo, Leão também dará dicas de decoração de pratos e apresentará diversas receitas à base de cabritos e cordeiros. "Esse festival é o primeiro evento gastronômico de cabritos e cordeiros realizado no interior do Estado. A idéia é agregar valor às carnes de ovinos e caprinos, estimulando essa atividade produtiva na região. Queremos também fortalecer a relação entre os produtores atendidos pelo projeto do Sebrae e os proprietários de meios de hospedagem e alimentação, feirantes do mercado e os frigoríficos, aumentando a comercialização dessas carnes", acrescenta Holanda.
Haverá ainda consultorias higiênico-sanitárias e de valores nutricionais com a nutricionista Nádia Carvalho. Ela abordará os valores das carnes de ovinos e caprinos, que têm baixo teor de gordura; sabor agradável; rica em ferro, cálcio e aminoácidos; saudável e de fácil digestão. "O Festival de Cabritos e Cordeiros da Serra da Capivara tem como foco divulgar a culinária regional, valorizando as carnes de ovinos e caprinos e mostrando todo o potencial da ovinocaprinocultura na região, que é uma das maiores produtoras do Piauí. Com isso, daremos maior visibilidade a esse produto, tornando-o mais uma referência da Serra da Capivara - Berço do Homem Americano", comenta o gerente do Escritório do Sebrae em São Raimundo Nonato, Edgard de Negreiros.
Entre as atividades do festival está um concurso gastronômico, oportunidade em que serão escolhidos os melhores pratos. A comissão julgadora será composta de sete pessoas, entre formadores de opinião, profissionais de imprensa e especialistas em gastronomia. Todos os empreendimentos receberão certificados de participação, sendo que os três primeiros colocados terão também como prêmio placas alusivas ao festival. O primeiro lugar ganhará ainda duas passagens aéreas para participar da Feira de Equipamentos Hoteleiros, Equipotel, que acontecerá em setembro, no Anhembi, em São Paulo.
O I Festival de Cabritos e Cordeiros da Serra da Capivara é uma realização do Sebrae no Piauí, através dos Projetos Aprisco Serra da Capivara, Turismo Serra da Capivara e Turismo de Teresina; em parceria com os empresários dos meios de hospedagem e alimentação; Banco do Brasil, Fundação Museu do Homem Americano, Fumdham; e Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato.
As informações são do Sebrae/PI, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: