Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PI: ovinocaprinocultura desponta no cenário rural

postado em 05/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A ovinocaprinocultura desponta no cenário rural do Piauí como uma importante alternativa de renda para as famílias, principalmente na região do semiárido, tornando-se fonte geradora de emprego e renda e contribuindo decisivamente para manter o homem no campo e para melhorar a qualidade de vida da população.

Com a inclusão da carne de caprinos e ovinos na cardápio da população de maior poder aquisitivo das capitais e das grandes cidades, o perfil dos consumidores vem se alargando e o mercado já vislumbra grandes oportunidades com os pequenos ruminantes que são adaptados ao ambiente hostil da região seca do Brasil, onde, em grande parte, o índice pluviométrico não passa dos 400 milímetros ao ano.

Segundo números preliminares de 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho de caprinos e ovinos do Piauí é de 2,808 milhões de cabeças, dividindo o segundo lugar com o Pernambuco. Enquanto o Piauí lidera no campo da ovinocultura, Pernambuco é o líder em caprinocultura. Na dianteira está a Bahia, com um rebanho superior a 6,2 milhões de cabeças. Segundo dados da análise do desenvolvimento rebanho ovino e caprino em 2008, o Piauí encontra-se entre os 5 maiores estados produtores do país.

A caprinocultura, a médio e a longo prazo, é a saída para o Piauí e para o Nordeste.

As informações são da Canal Verde/PI, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade