"O Fórum será uma entidade civil de representação institucional, organizada para discutir políticas públicas para a ovinocaprinocultura e combater o abate clandestino de animais. As ações do Fórum vão beneficiar criadores de todo o Estado", avalia o articulador estadual do Projeto Aprisco do Sebrae/PI, Fabiano Chaves.
A eleição da diretoria do Fórum Estadual da Ovinocaprinocultura está marcada para o dia 20 de julho, quando serão escolhidos cinco membros, sendo um coordenador, um vice-coordenador, um secretário e dois suplentes. Os mandatos serão de dois anos, com possibilidade de recondução aos cargos. "Teremos no Fórum representantes de todas as instituições que desenvolvem ações de fomento ao setor no Estado, dando suporte técnico, financeiro, capacitação, organização e mobilização social. A idéia é que todos os agentes possam discutir os problemas pertinentes ao setor e juntos buscar soluções que contribuam para tornar o segmento mais competitivo e lucrativo para todos os envolvidos", informa Chaves.
O Fórum Estadual da Ovinocaprinocultura terá representantes do Sebrae/PI, de associações de criadores de todo o Estado, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, da Prefeitura Municipal de Teresina, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Senar, Embrapa Meio-Norte e Universidade Federal do Piauí.
O Projeto Aprisco é desenvolvido nas regiões de São Raimundo Nonato, Picos, Floriano, Teresina e Parnaíba. As ações do projeto beneficiam cerca de 1.200 produtores de mais de 50 municípios que compõem estas regiões do Piauí.
Segundo dados do IBGE, o rebanho de ovinos e caprinos do Piauí totaliza mais de 2,77 milhões de animais, distribuídos em cerca de 60 mil propriedades. O diagnóstico do IBGE traz ainda a produção de leite de cabra no Estado: 962 mil litros, oriundos de mais de duas mil propriedades.
As informações são da Agência SEBRAE de Notícias, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: