Segundo a gerente do escritório do Sebrae em Picos, Ana Mary Leal Dias Bezerra, o órgão fez uma análise e elaborou um plano de ação com diversas soluções técnicas para melhorar a qualidade da ovinocaprinocultura no município. "Através dessa parceria foi possível resolvermos alguns problemas com um custo baixo", disse, lembrando que os criadores enfrentavam até falta de água.
Para resolver a dificuldade mais grave, a da falta de alimentação para os animais, a fundação Palmas doou 1.500 mudas de algarobas, feijão gandú e de leucenas.
A entidade também financiou a construção de dez cisternas de 17 mil litros de água ao lado dos apriscos. "Durante os três meses de período de seca, um criador com 50 animais terá água suficiente para o rebanho", destacou o gestor do Projeto de Ovinocaprinocultura do Araripe, executado pelo Sebrae no Piauí, Manuel Inácio Gomes Neto.
Segundo dados de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Francisco do Piauí possui um rebanho de 19.757 cabeças de ovinos e caprinos. O estado todo tem 2,865 milhões de cabeças de ovinos e caprinos.
As informações são de Carlos Augusto, da Agência Sebrae de Notícias.
Envie seu comentário: