Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PI: SDR apresentará Programa de Suporte para a Ovinocaprinocultura no Semiárido

postado em 20/06/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) apresentará no próximo dia 25 o Programa de Suporte à Ovinocaprinocultura no Semiárido do Piauí em reunião com a Codevasf, Ministério da Integração Nacional e Embrapa Caprinos e Ovinos. Um dos objetivos é estruturar a Rota do Cordeiro e profissionalizar a cadeia produtiva da atividade no Estado.

A reunião contará com a participação do secretário Rubem Martins e os demais órgãos participantes irão discutir os detalhes do encaminhamento do Projeto da Rota do Cordeiro no Piauí. A principal intenção da reunião é negociar a convergência entre as ações de apoio à ovinocapriocultura propostas pela SDR e as que já estão sendo implementadas pela Codevasf.

A estratégia de ação da Rota do Cordeiro envolve a convergência dos esforços implementados pelas diversas entidades públicas e privadas associadas à promoção do desenvolvimento econômico do Nordeste Semiárido, alinhando ações do Governo Federal, Estadual e municipal.

Plano de Trabalho

No ano de 2011, a Codevasf, através do Ministério da Integração Nacional, iniciou a implantação de seis Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs), sendo duas no município de Jacobina do Piauí, três em Paulistana e uma em Dom Inocêncio, além de uma Central de Terminação de Ovinos e Caprinos em Dom Inocêncio, concentrando as ações nos territórios do Vale do Guaribas (Jacobina e Paulistana) e Serra da Capivara (Dom Inocêncio).

No projeto apresentado pela SDR, de suporte à ovinocaprinocultura, foi solicitado ao Ministério da Integração Nacional o financiamento do programa que prevê a instalação de 90 UTTs. De acordo com Raimundo Fontenelle, coordenador de Ovinocaprinocultura da SDR, as ações do Programa devem se concentrar nos territórios do Vale do Guaribas, Serra da Capivara e Serra do Araripe, atingindo 30 municípios.

A atividade deverá envolver diretamente 1.800 famílias no processo de implantação e gestão das Unidades de Transferência de Tecnologia, além de repassar, num prazo de cinco anos, sem ônus aos comunitários, 9 mil animais melhorados nascidos nas unidades.

Ovinocaprinocultura

A ovinocaprinocultura, mesmo após fortes secas, continua resistindo e produzindo, fato que não acontece com a criação de bovinos, apicultura, cajucultura e mandiocultura. É possível e prontamente disponível agregar ao sistema usual, técnicas e práticas que podem mudar o perfil atual da atividade.

A metodologia inserida pela SDR na criação de caprinos e ovinos trata-se da plantação de palma forrageira, manejo da vegetação nativa e algumas ações sanitárias.

Leia mais sobre a Rota do Cordeiro clicando aqui. 

A reportagem é do Governo do Piauí, adaptada pela Equipe FarmPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Jose Alexandre Evangelista Pedrosa

Nova Russas - Ceará - Ovinos/Caprinos
postado em 22/06/2013

Uma das coisas pra ter sucesso chama-se o tripé: genética - alimentação - sanidade, o manejo tem que introduzir uma estações de monta de acordo com a regiao pra ter controle de producao e melhor manejo.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade