"O objetivo desse serviço é cuidar da sanidade dos animais por meio da realização de exames parasitológicos, como também prestar orientações junto aos produtores sobre como manter a saúde do rebanho", explica o gestor do Projeto Aprisco Araripe, Manoel Inácio Gomes Neto.
A visita da Unidade Móvel será acompanhada pelo veterinário e consultor do Sebrae/PI Agenor de Sousa Martins. Muitas vezes, o veterinário vai até algumas propriedades rurais onde há a necessidade de um maior acompanhamento junto ao rebanho. "Durante a visita, quando o veterinário constata a presença de parasita no animal, por meio de exame laboratorial, é receitado um medicamento. Esses remédios são doados aos produtores pelas associações às quais eles estão ligados", acrescenta o gestor.
A microrregião de Picos possui um rebanho de caprinos e ovinos estimado em 880 mil cabeças. O Projeto Aprisco Araripe executado pelo Sebrae em Picos, atende 14 municípios dessa microrregião e benficia cerca de 400 criadores de caprinos e ovinos.
A reportagem é de Suzana Prado, da Agência SEBRAE de Notícias, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: