Segundo o governador Wellington Dias, o Governo do Estado apoia o evento porque é uma oportunidade para que os produtores de Oeiras e região melhorem o seu rebanho. “Por isso nós estamos presentes, o governo com os agentes financeiros, a Embrapa com a pesquisa e assistência técnica, a Emater, a SDR, para poder introduzir conhecimento para estudantes e também para produtores”, declarou.
Durante sua visita à Expoeiras, Wellington Dias também teve a oportunidade de se encontrar com alguns criadores de caprinos e ovinos. “Ainda esse ano queremos criar a câmara setorial de caprinos e ovinos. Queremos organizar o setor para a gente ter base, produção, melhoramento genético, assistência técnica e condições para industrialização da carne e do couro”, declarou o governador. Para ele, a Expoeiras tem uma particularidade em relação às outras iniciativas semelhantes. “Após a feira, existem resultados observáveis no melhoramento tanto animal como vegetal. Nós queremos que haja outras feiras assim. Esse é o sentido do Estado em apoiar esses eventos”, acrescentou.
Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí, reforçou a importância da Expoeiras. “Essa feira é um espaço de intercâmbio técnico, de informações. Há muita troca de informação entre os criadores e expositores”, pontuou. A SDR está participando do evento com a Unidade do Agronegócio, estandes onde estão sendo expostos e servidos, para degustação, produtos típicos do Piauí, como castanha, cajuína e mel. Também estão sendo realizadas palestras sobre programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria com a participação de técnicos e engenheiros agrônomos do órgão.
Ainda durante a visita à Expoeiras, o governador Wellington Dias fez a entrega simbólica de dois tratores. “Os dois tratores fazem parte de um projeto maior para que as associações tenham condição de preparar a terra, trabalhar com tecnologia e ter, com isso, uma produção maior. Imagina um produtor de feijão, por exemplo, poder triplicar a produção. Isso vai desenvolver bastante o Piauí”, finalizou.
As informações são do portal Cidade Verde, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: