Em relação a igual período no ano passado, a agropecuária teve expansão de 7%, impulsionada especialmente pelas produções de café (18%), trigo (14,2%) e cana (6%). Já o setor de serviços cresceu 4,9% em relação ao terceiro trimestre de 2009. Tiveram destaque os serviços de intermediação financeira e seguros (11,4%), comércio (9%) e de transporte, armazenagem e correio (7,5%).
Frente ao trimestre anterior, os serviços avançaram 1%, mantendo o nível de expansão observado nos períodos anteriores. Nessa comparação, os serviços de intermediação financeira aumentaram 3,1%, e o comércio registrou alta de 1,4%. Os dados constam do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, divulgados ontem (09) pelo IBGE, que mostram desaceleração da economia no período, com alta de 0,5% frente aos três meses imediatamente anteriores.
No terceiro trimestre, em relação a igual período em 2009, a expansão foi de 6,7%. Já no acumulado dos nove primeiros meses, a economia teve elevação de 8,4% frente ao período de janeiro a setembro do ano passado.
Ao todo, a economia movimentou R$ 937,2 bilhões de julho a setembro. A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em setembro) indica alta de 7,5% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
As informações são do jornal Folha de São Paulo, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: