Outras comparações realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostram desempenho favorável da agropecuária. "Isso pode ser visto quando se toma o segundo trimestre de 2012 com o primeiro - a agropecuária cresceu 4,9%, enquanto o PIB total cresceu 0,4%, a indústria decresceu 2,5% e o setor de serviços cresceu apenas 0,7%", avalia o coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques.
O IBGE atribui o crescimento da agropecuária ao desempenho de produtos da lavoura com safras relevantes no segundo trimestre. Destacam-se produtos que tiveram crescimento na produtividade e na produção, como é o caso do milho, cuja produção levantada neste trimestre é 27% superior à do ano passado; o café, com aumento de 14,2%; e o algodão com aumento de 4,9%. "Os resultados do PIB sem dúvida poderiam ter sido melhores se a soja, arroz e mandioca não tivessem registrado redução de produção", conclui Gasques.
O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma do valor de tudo o que é produzido no país durante um determinado período.
As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Márcio Teixeira
Uruana - Goiás - Produção de leite
postado em 05/09/2012
Pena que nessa avaliação eles não consideram os produtores de leite, já que se o setor tivesse o mesmo tratamento que a indústria tem no Brasil, ae que o capote ia ser grande. Ao contrário do setor que se tornou importador de leite, com incentivos, poderíamos contribui com produtos com mais qualidade e menor custo para o consumidor, e poderíamos nos especializar, finalmente, em exportar leite. Somado a isso, a produção de leite faz parte de 80% das propriedades rurais brasileiras. Imagina se os produtores de leite "nacionais" tivessem mais valor...