"Temos vários criadores de ovelha em Cascavel. A ovinocultura está crescendo muito no Município e em toda a região e não tínhamos abatedouro. Agora, com esse investimento, será viabilizado um negócio que vai ajudar os pequenos produtores. É uma oportunidade deles se reunirem em cooperativa e abaterem em conjunto. Cascavel sai na frente e esse é um negócio que vai viabilizar o mercado de ovinos em Cascavel", destacou o prefeito Edgar Bueno.
Segundo o secretário João Cunha, o Município incentivou a abertura do abatedouro, uma vez que ele incrementará a economia local, ampliando o leque da produção rural no Município. Mais uma vez Cascavel mostra a força da sua produção rural. Os produtores estão imbuídos na capacitação e na transformação de seus produtos em nosso Município e isso representa geração de emprego e renda também no campo.
O abatedouro está instalado na saída para Toledo, em uma área de 10 alqueires, que foi toda adaptada para o novo empreendimento, inclusive com laboratório próprio para exames dos ovinos. O proprietário, Álvaro Largura, está otimista com o negócio.
"O que estraga o setor é o abate de ovelhas velhas. Nosso objetivo é abater cordeiros, de no máximo 35 quilos, o que promete incentivar o consumo, uma vez que essa medida garante melhor qualidade à carne", disse Largura, lembrando que além de abater os ovinos da própria propriedade, "queremos incentivar a criação de ovinos no Município e ajudar a cooperativa da cidade".
A capacidade de abate inicial será de 30 animais/dia, o que equivale a 750 ovinos ao mês, volume considerado suficiente para este momento. "Isso deverá aumentar na medida em que o rebanho da cidade for ampliado", finalizou Largura.
As informações são da prefeitura de Cascavel/PR, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: