Nesse período o consumidor poderá conhecer os vários tipos de carnes nobres produzidas no Paraná, tanto de suínos, coelhos, avestruz, caprinos, ovinos e novilho precoce. O objetivo do mês de carnes nobres é oferecer aos visitantes e consumidores do Mercado Municipal de Curitiba degustação de pratos para que eles conheçam a qualidade dos produtos produzidos no Estado.
Conquistando o consumidor, criam-se as condições para ampliar o mercado para esses produtos. "O mês de carnes nobres é a oportunidade ideal para apresentar a qualidade das carnes nobres produzidas no Estado e procurar abertura de mercado", disse o secretário Valter Bianchini.
Toda semana haverá apresentação de degustação de um tipo diferente de carne. Na última semana, de 02 a 05 de julho será a vez da apresentação e degustação de pratos com carnes de cordeiros e cabritos.
No mesmo período, o mês de carnes nobres promove também cursos de gastronomia e de cortes especiais, com vagas limitadas. Chefes e donos de restaurantes aprendem cortes e manuseio correto das carnes para melhor aproveitamento e apresentação ao consumidor.
O programa de Carnes Nobres da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento capacita e auxilia na estruturação das cadeias produtivas do setor, dando apoio desde a produção até a comercialização. "Por causa desse trabalho de estruturação, hoje já é possível ao consumidor encontrar carnes embaladas e padronizadas de cordeiros e cabritos, embora nesse setor o mercado precisa se expandir ainda mais. A preocupação é colocar os produtores em contato com supermercadistas e donos de restaurantes para que a ampliação da produção seja vinculada à garantia de mercado", disse o zootecnista José Antonio Baena, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário.
As informações são da Seab - Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Lucymara de Andrade Correia
Curitiba - Paraná - Instituições governamentais
postado em 08/06/2009
Que bom ler sobre esse importante evento do agronegócio paranaense. Apenas faltou deixar claro que é um trabalho da Secretaria Municipal do Abastecimento, com o programa "Curitiba promove o agronegócio".
Os eventos acontecem de quinta a domingo, na praça de convivência do Mercado Municipal de Curitiba, a partir das 8h da manhã.