Para tratar desse assunto, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, reuniu-se com o representantes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Paraná (Senar), do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec), do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária. (Conesa), da Emater e do Departamento de Fiscalização e da Defesa Agropecuária (Defis).
Atualmente são 170 CSAs existentes no Estado e o objetivo é ampliar essas estruturas para 399, ou seja, um conselho por município até abril de 2010. Os conselhos estadual e municipais de sanidade foram estruturados em 1999 com o objetivo de ajudar o Paraná a combater a febre aftosa dos rebanhos bovinos e bubalinos. Porém há outras ações igualmente importantes que necessitam do envolvimento da comunidade local para o seu enfrentamento.
Para o secretário Bianchini, a importância da revitalização dos CSAs é que cada município poderá apresentar suas demandas junto ao poder público para ser enfrentado em conjunto. "Os CSAs poderão até dirigir os treinamentos, de acordo com as demandas locais que serão apresentadas", explicou. "Nossa preocupação é como manter essa mobilização em todas as regiões do Estado, por isso estamos decidindo pela realização dos seminários e encontros técnicos.
As informações são da Seab - Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: