E com o objetivo de incentivar tanto o consumo deste tipo de carne como também mostrar aos consumidores e varejistas a qualidade dos cortes produzidos pela cooperativa, entre os dias 17 e 18 de abril, a Castrolanda participou da 31ª Mercosuper, realizada entre os dias 16 e 18 de abril, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba. Pelo terceiro ano consecutivo, ela ocupa um espaço no estande da Secretaria Estadual da Agricultura (Seab) e do Instituto Emater/PR.
Qualidade
Segundo Tarcísio Bartmeyer, coordenador do setor de ovinos da cooperativa, há sete anos que a Castrolanda deu início ao Projeto Cordeiro, com o objetivo de dar mais uma alternativa de renda aos seus cooperados, já que é uma atividade que não depende de grandes investimentos. Hoje, o plantel da cooperativa é composto por cerca de 5 mil matrizes e a meta é atingir 15 mil nos próximos anos para atender à demanda crescente do mercado.
Os produtores investem constantemente em genética especializada para produção de carne, obtendo cordeiros com excelente padrão de carcaça e de cortes especiais. "A genética, aliada a um rigoroso controle sanitário e nutricional, confere ao cordeiro Castrolanda um diferencial no mercado de carnes e segurança alimentar ao consumidor", destaca ele. Com o fomento da produção, a cooperativa disponibiliza insumos que vão desde linhas de crédito específicas para a ovinocultura, como rações, atendimento de técnicos profissionalizados na área e pontos para dar suporte ao produtor.
Mercado
A Castrolanda faz o abate dos cordeiros em parceria com um frigorífico de Castro, que está sendo ampliado para atender à demanda. A carne é comercializada na região dos Campos Gerais e na capital do Estado. Os restaurantes de Curitiba são os principais clientes da cooperativa. O produto tem sido divulgado em eventos técnicos e de culinária, feiras gastronômicas, entre outros. Atualmente, ela comercializa diferentes tipos de cortes, como carré francês, pernil, costela e paleta.
As peças são embaladas a vácuo e a entrega é garantida o ano todo com a mesma garantia de qualidade e padrão dos cortes. Para Tarcísio, "participar de eventos que reúnem consumidores e varejistas, como a Mercosuper, são importantes para divulgar um produto que, apesar de ser considerado como nobre, cada ano conquista mais espaço no gosto dos consumidores paranaenses. Estamos muito satisfeitos com os contatos e negócios aqui realizados", disse.
E na sua região? Como o trabalho das cooperativas e associações vem ajudado na produção de ovinos e/ou caprinos? Participe deixando o seu comentário e a sua opinião sobre o assunto!
As informações são da Ocepar, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
PECUÁRIA BRASIL ASSESSORIA
Sertãozinho - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 20/04/2012
A Copercana, no município de Sertãozinho - SP, tem desenvolvido um bom trabalho para incentivar a ovinocultura entre seus cooperados. Veja o link abaixo:
http://pecuariabrasilassessoria.com.br/conf_copercana.htm