Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: cooperativa facilita venda de animais

postado em 29/11/2010

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Criadores de bois e de ovelhas do Paraná encontravam dificuldade na hora de vender os animais. Para se livrar dessa situação, trinta e cinco criadores de Guarapuava formaram, em 2007, a Cooperativa Aliança. "Fizemos o acerto do produtor de boi para o produtor de carne, adotando todas as tecnologias disponíveis e investindo no sistema de produção definido, fazendo de nossa propriedade uma indústria de carne", explicou Edio Sander, um dos cooperados.

Cada cooperado se compromete a entregar no mínimo 120 animais por ano. Mas existem contratos de entrega anual de até 700 cabeças, dependendo da capacidade de produção. Um caminhão passa recolhendo os animais e leva para o frigorífico terceirizado pela cooperativa. Depois, a própria cooperativa entrega as carcaças no comércio varejista. O pagamento é feito à vista ou com 30 dias de prazo. Atualmente, a cooperativa tem 64 sócios em diversas cidades do estado. Este número não para de crescer. A principal vantagem é a remuneração. O produtor recebe mais do que se vendesse diretamente para o frigorífico.

Graças a esse esquema de comercialização, cada cooperado recebe pela arroba do boi até 7% a mais do que é pago no mercado. Os criadores de cordeiro estão conseguindo um lucro 35% maior por animal. Para isso, o controle de qualidade é rigoroso em todas as fases da criação. Todo o rebanho é rastreado. Os cordeiros são de várias raças, principalmente Ile de France. Os animais ficam prontos para o abate entre o quinto e o oitavo mês de vida. "Com relação aos 11 meses de 2009 com os 11 meses de 2010, que fecharemos agora, nós crescemos 45% já no número de abates da Cooperativa Aliança", disse Adriane Azevedo, vice-presidente da cooperativa. A cooperativa espera vender este ano três mil ovinos e 6,5 mil bovinos.

A reportagem é do Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Carlito Nóbrega

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 29/11/2010

O Paraná está se destacando mesmo tanto no crescimento da ovinocultura como da caprinocultura. Parabéns para o estado.

enio souza junior

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - empressario
postado em 17/12/2010

Parabéns a todos os criadores sendo que ovino é um paixão. Deixei por um tempo de criar mas estou pensado em voltar como já tive um rebanho de 65 cabeças, nesta nova fase e com nova visão quero montar uma cadeia mais produtiva e empresarial
gostaria de contatos para colocação destes animais.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade