Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: primeiro estado a adotar o Sisbi

postado em 23/06/2009

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Paraná é o primeiro estado a adotar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A adesão significa que os auditores municipais, estaduais e federais vão inspecionar os alimentos produzidos em território paranaense seguindo as mesmas regras. O ingresso no sistema foi oficializado, nesta segunda-feira (22), em Londrina/PR, com assinatura do termo de compromisso entre os secretários de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz e de Agricultura e Abastecimento do estado, Valter Bianchini, durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010.

Na prática, ao seguir procedimentos equivalentes de fiscalização de produtos de origem animal aos adotados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o serviço de inspeção do Paraná fica habilitado a certificar alimentos que podem ser comercializados em todo o território nacional. Essa norma é válida hoje apenas para os produtos que recebem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

"Essa condição permitirá maior competitividade para a indústria e o comércio paranaense. Haverá maior oferta de produtos circulando sob as mesmas exigências de qualidade e segurança, o que também confere mais garantias para o consumidor", afirma o secretário de Defesa Agropecuária. "Há a possibilidade de se agregar valor aos produtos pela origem. Isso é um diferencial conquistado pelo estado", completa Kroetz.

Para aderir ao Sisbi/POA/Suasa, os serviços de defesa sanitária do estado precisam comprovar que adotam os mesmos procedimentos do SIF, a exemplo da inspeção prévia e posterior ao abate dos animais, os sistemas de verificação e auto-controle, processos e utilização de matéria-prima, assim como a estocagem dos produtos. O ingresso é voluntário e aprovado mediante resultado favorável em auditoria do Mapa. Após a adesão, o sistema deve ser auditado, periodicamente, para comprovar a continuidade do cumprimento dos requisitos exigidos pelo Mapa. Os produtos de origem animal do Paraná que não tenham selo do SIF receberão a marca do Sisbi em suas embalagens.

Até o momento, além do Paraná, apenas o município de Crissiumal no Rio Grande do Sul faz parte do sistema. Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul solicitaram a adesão.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

João Mauricio Culik

Mariópolis - Paraná - Comercial Bovino
postado em 23/06/2009

Esta e uma medida que deveria ser seguido por outros estados, lembramos que se pode ser alimento perecivel no municipio qual dificuldade de ser alimento para o brasil.

abraços e que todos pensem igual.

Laudir Nilson Zils

Maripá - Paraná - Revenda de produtos agropecuários
postado em 23/06/2009

Um GRANDE passo, vamos ver como isso vae proceder na pratica.....

Murilo Rodrigues Shibata

Abatiá - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 26/06/2009

"O ingresso é voluntário"!!! (4o parágrafo)
Talvez resida aí um empecilho para tal melhoria da qualidade dos produtos de modo geral...

quem sabe?

YASSUO CURIAKI

Cornélio Procópio - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 29/06/2009

Fica uma dúvida... Em função do porte do estabelecimento e volume de produção, quais são os critérios equivalentes adotados pelo MAPA de uma grande indústria para uma pequena empresa? Como esses critérios estão regulamentados?

Cláudio Luís M. de Oliveira

Primavera do Leste - Mato Grosso - Frigoríficos
postado em 06/07/2009

Com certeza é um grande passo.Parabéns aos governantes do Paraná que inteligentemente visualizaram a importancia da unificação e padronização dos metodos de inspeção. Espero que os governates do estado de Mato Grosso também sigam por este caminho que entendo eu ser uma evolução e sem volta.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade