O Programa Municipal de Ovinocultura é voltado para pequenos produtores e funcionará de forma gradual. Os primeiros 20 produtores foram selecionados pela Associação de Produtores Rurais e foram levadas em consideração a área adequada, a pastagem disponível, as instalações e a capacidade técnica de gerenciamento, segundo o secretário Fernando de Paula. As propriedades passaram por um levantamento técnico que indicou que estão preparadas para a produção de ovinos.
O contrato de parceira entre a Prefeitura de Ponta Grossa e os produtores prevê que as matrizes recebidas deverão ser devolvidas ao município em dois anos para que possam ser encaminhadas para novos produtores. Segundo Fernando, num primeiro momento, em 2010, estarão disponíveis 200 ovelhas. No próximo ano mais 100 animais serão acrescentados ao programa e em 2012 outras 100. "Essa é ideia do programa: ir aumentando a produção pontagrossense de forma geométrica", diz o secretário.
Os primeiros beneficiados receberão da prefeitura auxilio para a produção: matrizes prenhas, assistência técnica através de veterinários da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a qualificação de manejo. A primeira atividade será uma visita à Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O Programa Municipal também já prevê a comercialização de ovinos procriados nas propriedades. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, foi firmado um convênio com a Cooperativa Castrolanda, que comprará os animais dos produtores. "Com o programa municipal estamos incentivando a criação de ovinos e com isso dando um grande salto na produção em Ponta Grossa, além de contribuir para a geração de renda para os pequenos produtores", define o secretário.
As informações são da Prefeitura de Ponta Grossa/PR, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Alexxxx
Alto do Amparo - Paraná - Distribuição de alimentos (carnes, lácteos, café)
postado em 13/07/2010
É uma satisfação enorme saber que o município de Ponta Grossa também está com um Programa abrangente na cadeia produtiva da ovinocultura parecido com o nosso aqui de Toledo, desde a qualificação dentro da porteira até a logística comercial. Isso só vem a somar para a nossa agropecuária, e eu tenho certeza que com os esforços dos produtores e profissionais, a nossa atividade vai crescer e despontar no cenário estadual e federal. Muito trabalho tem que ser feito com o consumidor final, com a dona de casa, e parar com a cultura de ingerir carne ovina somente no churrasco, lembrando que há muitas formas de preparo da carne com espaço para os cordeiros e também para os animais de descarte. Através desses grandes esforços que podemos levar a bandeira da ovinocultura com orgulho. Espero que todos vocês alcancem os índices esperados e que tenham sucesso nesse interessante Programa. Parabénns ao município de Ponta Grossa!