"Esse apoio entre as entidades é fundamental para o bom andamento da cadeia produtiva. A cultura de caprinos e ovinos é a oportunidade de diversificação nas propriedades. O melhoramento da produção paranaense é uma das prioridades do Governo do Paraná", afirmou Bianchini.
Neste ano a ovinocaprinocultura foi incluída no programa "Mais Alimentos" do Governo Federal, com uma linha de crédito criada no Plano Safra 2008/09 para reforçar a infra-estrutura das unidades produtivas da agricultura familiar.
Segundo um dos coordenadores do encontro, Arizone Mendes Araújo, o Paraná vive um estado de graça quando o assunto é a ovinocaprinocultura. "O Estado tem participado ativamente no desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Hoje os programas realizados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento têm fortalecido esse crescimento", disse Araújo.
O presidente das câmaras setoriais da caprinocultura e ovinocultura da Confederação Nacional da Agricultura, Edilson Maia, quer ampliar a participação dessas duas culturas na economia nacional. "Trabalho há dez anos com essa cadeia produtiva. No início a cadeia era desarticulada, hoje já conseguimos muitos avanços. Queremos acabar com a imagem que os ovinos e caprinos são animais 'bonitinhos'. Nossa intenção é incluí-los na economia nacional", disse.
Os participantes do encontro seguem nesta quinta-feira (18), para um dia de campo no município de Castro, na região dos Campos Gerais. Lá eles vão conhecer a estrutura da cadeia de ovinocultura da cooperativa Castrolanda e mais duas propriedades que são referência na produção de ovinos e cordeiros.
As informações são da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR, adaptadas e resumidas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: