Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PR: Stephanes participa da criação do Coonagro

postado em 29/09/2008

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes participou, nesta sexta-feira (26), em Curitiba/PR, da solenidade de criação do Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário (Coonagro). O objetivo do novo consórcio, que reúne 21 cooperativas paranaenses, é fabricar, importar, distribuir, formular e industrializar insumos agrícolas, fertilizantes e defensivos (agrotóxicos).

De acordo com a Agência de Notícias Brasil-Árabe, fazem parte do consórcio a Agrária, Agropar, Batavo, Bom Jesus, C.Vale, Capal, Castrolanda, Cocari, Codepa, Cofercatu, Coopagricola, Coopermibra, Cooperval, Copacol, Copagra, Copagril, Corol, Integrada, Lar, Nova Produtiva, Unicastro.

Para Stephanes, a participação de cooperativas vai refletir positivamente num setor estratégico para o Brasil que é o mercado de fertilizantes. O ministro reafirmou ainda que, até o fim do ano, o governo federal deve anunciar um plano de estímulo à produção nacional de fertilizantes para que o País possa alcançar a auto-suficiência dentro de um prazo de 5 a 10 anos.

O Coonagro reúne 60,5 mil cooperados que devem faturar, até o fim do ano, R$ 10 bilhões. Segundo dados da Associação Nacional da Difusão de Adubos (Anda), o estado do Paraná consumirá 3,61 milhões de toneladas de fertilizantes neste ano. Em 2007, a demanda paranaense foi de 3,41 milhões de toneladas. Já a demanda nacional chegará a 26 milhões de toneladas ainda em 2008.

As informações são do Mapa, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

aristides bartolomeu novaes

Itaperuna - Rio de Janeiro - Consultoria/extensão rural
postado em 29/09/2008

Prezados Senhores,
Esta iniciativa do "consórcio das cooperativas" já deveria ter sido tomada há muito tempo. Nunca teremos um equilíbrio entre´produção e custo, pois os insumos sobem infinitamente mais que os produtos e, quando estes faltam, há uma enxurrada de reclamações da imprensa falada e escrita, como se o produtor rural fosse o culpado. Urge que se tome providência imediata quanto esta disparidade entre insumos x produto. Não há produtividade no mundo que acompanha os aumentos dados aos fertilizantes, rações, minerais etc..., neste País.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade