Nos últimos 12 meses, entretanto, o índice apresenta queda de 5,21%. No acumulado do ano, o IC-Br subiu 0,79%.
Os três grupos que compõem o indicador do BC registraram aumento de preços. O grupo dos produtos agropecuários, composto por carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e arroz, apresentou aumento de 0,65% em abril na comparação com o mês anterior. No entanto, no acumulado do ano os produtos agropecuários recuaram 0,67%, e em 12 meses, registraram uma retração de 5,96%.
O preço das commodities energéticas, como o petróleo brent, o gás natural e o carvão, subiu 0,41% na passagem de março para abril, e 1,05% no acumulado dos quatro meses deste ano. Já em 12 meses, as commodities energéticas apresentam elevação de 2,48%.
As commodities metálicas, como alumínio, o minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel, tiveram a menor elevação em abril, de 0,28%. O grupo também registra alta no acumulado deste ano, de 7,05%. Em 12 meses, porém, o preço dos produtos metálicos mostrou um recuo de 8,87%.
Apesar da elevação, o IC-Br foi menos pressionado em abril do que o índice Commodity Research Bureau (CRB), que é considerado uma referência mundial para o mercado de matérias-primas. O CRB subiu 1,07% no mês passado. No acumulado do ano, ele apresenta alta de 3,18% e em 12 meses, foi registrada uma ligeira queda, de 0,06%.
As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Envie seu comentário: