Apesar de ser um dos maiores produtores, a China também é um grande importador de fibras de lã à medida que os baixos custos de mão de obra levam o país a se tornar o maior processador mundial de lã. Isso significa que a demanda da China teve um grande impacto nas tendências globais de preços.
Os preços da lã australiana agora caíram para seu nível mais baixo em mais de dois anos. No entanto, eles permaneceram consideravelmente maiores do que nas décadas anteriores, à medida que a produção de lã caiu significativamente com o advento de fibras sintéticas mais baratas, como nylon e poliéster. No começo dos anos noventa, a Austrália produzia 800.000 toneladas de lã, mas dados mais recentes são de aproximadamente 345.000 toneladas. Os preços da lã australiana estão ainda acima de US$ 4,50/libra, comparado com US$ 1,50/libra vistos em 2001.
Os preços da lã australiana à vista deverão se estabilizar nas próximas semanas, como resultado dos menores volumes oferecidos, combinado com um recente enfraquecimento do dólar australiano. Entretanto, com o atual clima econômico pesando sobre a demanda global para lã, ainda não se sabe se esses fatores podem conter uma queda nos preços em longo prazo.
A reportagem é do http://spendmatters.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: